quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Após uma longa ausência,regresso para vos oferecer mais uma receita

nova....
Para encerrar o ciclo das futas de verão,eis esta compota de melão, para tornar mais doces as noites de Outono e de Inverno que se avizinham,que mais parecem tropicais aqui nesta vila sem mar...


Por algum motivo que me ultrapassa,não ficaram as fotos das fases anteriores da elaboração desta compota,nesta imagem mostra ja o doce de melão no ponto ideal que é o ponto estrada,que como o nome indica,saberá que atingiu esse ponto quando ao tocar com a colher de pau no fundo,formar um sulco ou um trilho,que se assemelha a uma estrada,e dos lados da panela sentir que o doce quer descolar assim como produzir um som semelhante ao som de raspar.






Como tal,decido editar assim sem as fotos iniciais aos quais já vos habituei ,nas antigas receitas em que é apresentado passo a passo de cada uma,nesta esta a faltar tres das fotos iniciais, em que uma delas é mostrado o melão cortado aos pedaços pequenos ,outra com os ingredientes,açucar amarelo,vagem baunilha,pau de canela e casca de um limão.




Nesta foto,pode ver um dos frascos de melão já cheio!








Aqui tem três dos cinco frascos que enchi de doce de melão.





Nesta foto,diverti-me a costurar uns chapeuzinhos com um tecido antigo branco ás florinhas,apliquei uma rendinha e coloquei um elástico para aderir á tampa do frasco! Ficou muito glamouroso e campestre.









Aqui já tinha colocado os chapeuzinhos nos frascos...










Neste pode ver-se parte do rótulo que tambem é de fabrico artesanal.











Nesta ultima foto pode ler-se as minhas iniciais mcpac.




Compota de melão( 5 frascos do tamanho dos de maionese dos pequenos)
Ingredientes:
* 8 melões de casca de sapo
*750 gr.de açucar amarelo
*vagem baunilha
*dois paus de canela
*canela em pó
*1 limão
Inicialmente deverá cortar aos bocados os 8 melões de tamanho médio,retirar bem as pevides,adicionar o açucar,a casca de um limão,a vagem baunilha e os paus de canela ao preparado.
Leve ao lume em chama média até levantar fervura,altura em que deverá reduzir o lume para o mínimo ate ao final,que é cerca de tres horas,dependendo da potência do seu fogão eheehhe....
Nesta altura,em que reduz o lume para o minimo logo que levanta fervura,podera ausentar-se um tempo sem se preocupar,pois não é necessario estar sempre a vigiar,ai fim de trinta minutos a 45 minutos sensivelmente,deverá estar atenta a forma como o doce pouco a pouco está a ficar mais espesso,pelo qual deverá dar uma mexidela com a colher de pau no sentido do ponteiro dos relógios.
Saberá que a sua compota está pronta,quando a colher ao bater no fundo do tacho,abrir um sulco,como se fosse uma estrada,deixe estar mais uns minutos ate o doce querer descolar de ambos os lados(paredes) do tacho e soltar um som caracteristico do raspar...uma espécie de racccc....
Se atingir este ponto,poderá na proxima dobrar a quantidade de meloes e dos restantes ingredientes,tendo em conta o doce já dos proprios melões é claro, e fazer uma quantidade maior, encher ate doze frascos inclusive e guardar até ao proximo verão,pois aguenta bem, sem alterar uma temporada.
Esta receita de compota tem as quantidades que a minha experência pessoal tem ditado,pois não obedece a nenhuns dos parametros que usualmente se vê da relação Kilo de fruta para Kilo de açucar,pois a minha fruta é extremamente doce e é inteiramente biológica,proveniente da minha horta aqui em Cuba.
Se considerar que os meloes que esta a utilizar não tem qualquer doce acrescente mais açucar e prove quando ele se desfizer em calda ao lume.
Boas experiências alquimicas
Bem Haja,
C.C