quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Esta tarde decidi enviar uma das receitas que fiz no ultimo fim de
semana,para começar um bolo antigo alentejano que tem um nome pecúliar...Bolo do fundo do alguidar,devo dizer que este bolo não é típico da minha região,é caracteristico da zona de Borba e Vila Viçosa Alto-Alentejo portanto. Este bolo é resultante dos restos da massa do pão que as padeiras antigamente e ainda hoje em dia,aproveitam para fazer no final o bolo.
Esta receita já contem algumas variantes dai eu poder dizer com legitimidade que é a minha receita de Bolo de fundo do Aguidar .
Como eu não sou Padeira, não me sobra pois massa de pão eheheh,então eu mesma faço a massa de pão, com a porção indicada para um Bolo,que é 500 gramas de farinha para 30gr de fermento de padeiro,água qb e sal.
Nesta foto a massa já esta quase pronta para ir a descansar ou levedar durante uma hora.



Aqui a massa já esta a querer ligar ...



Aqui a massa na fase ainda de ligação...


Peço desculpa pela ordem das fotos não ser sequencial, pois este bolo tem duas fases distintas,uma primeira que consiste na preparação da massa e outra segunda que consiste na massa de bolo própriamente dita: Aqui é o inicio da preparação da massa,como podem ver na foto acima.





Segue-se a sequência dos ingredientes e da preparação da massa para
o Bolo.







Aqui os tres ovos inteiros,a banha,o açucar amarelo,limão e o cálice
de aguardente ,só faltando de facto a canela em pó que será posta por cima da massa de bolo quando for ao forno.







A taça com a banha,o cálice de aguardente,açucar amarelo.







Nesta foto um artefacto que eu mesma improvisei para criar uma atmosfera quentinha para que a massa possa aumentar para o dobro e levedar assim durante uma hora, o alguidar com a massa,está em cima dum tabuleiro e duma panela de modo a atingir o calor da lampada,e por baixo tem a braseira na mesa da cozinha.Deste modo impede que as correntes de ar, baixem a massa.


Aqui a massa vista de cima num alguidar tapado com um pano.
Esta altura será então a indicada para acender o forno ou aproximadamente vinte minutos depois,para que quando leve a massa do bolo ao forno,ele já esteja bastante quente,esse calculo deixo ao vosso critério,pois dependerá da potência do forno de cada cozinheira/o.











Esta sequencia de fotos mostra ainda que de uma forma não sequencial a ordem de elaboração do Bolo,nesta já revela a fase final da massa do pão já emersa na massa do Bolo.









Esta foto é relativa á elaboração da massa do Bolo que é respectivamente,ovos,açucar amarelo,raspa de limão.banha e aguardente.












Esta foto mostra a raspadura da limão.














Esta foto é da fase final da massa do bolo,já devidamente homogénea.
















Esta é a fase inicial da massa do Bolo, ainda só com os ovos e o açucar












Aqui é uma terceira fase em que ambas as massas já se envolveram,mas que todavia alguns pedaços ficam inteiros intencionalmente.No final irão perceber que o efeito é bastante agradável mesmo!
















Aqui o bolo no tabuleiro,já saido do forno mostra bem a crosta crocante, que forma o açucar amarelo e a canela,com o qual a massa é bem polvilhada antes de ir ao forno.

















Nesta foto estão já alguns cortes feito no bolo em feitio de quadrados,como deverá então ser servido.



















Aqui no tabuleiro de barro alguns quadrados do bolo do fundo do alguidar
bem quentinho!

















Aqui já so resta metade,pois foi tirada após o lanche eheheheh...de sábado
tarde com a minha cunhada e sobrinha.




















Bolo do fundo do alguidar

Ingredientes:
Massa de Pão:
*500 gr. de farinha para usos culinários
*Água qb aproximadamente 1,5 decilitros
*Pitada de sal
*30 gr.de fermento de padeiro
Massa de Bolo
*3 ovos
*500 gr.de açucar amarelo
*115 gr.de banha(metade de uma embalagem das pequenas)
*1 cálice de aguardente
*raspa de um limão
* preparado de canela e açucar amarelo (para polvilhar no final a massa já no tabuleiro)
Confecção:
Inicialmente deverá deitar a farinha em cima de um tabuleiro de madeira ou de uma pedra,a fazer um monte,no meio dever fazer uma cova onde irá introduzir o fermento já previamente diluido em 2 dl. de água morna. Deverá passar as mãos na farinha para que consiga mais facilmente amassar a massa,se sentir que precisa de mais água,vá adicionando aos poucos de cada vez até esta ligar toda.Nessa altura deverá sová-la bem, até ao ponto de a poder pôr a levedar no alguidar, durante uma hora em sitio quente, como mostra uma das fotos em cima.
Entretanto na segunda fase, poderá ligar o forno para começar a aquecer,enquanto isso deverá preparar a massa do Bolo que consiste no bater dos ovos inteiros com o açucar amarelo até obter uma gemada quase branca e cheia de bolhas,é sinal de que está no ponto,nessa altura deverá adicionar a raspa de um limão,a banha e o cálice de aguardente no final.
Na terceira e ultima fase deste Bolo,deverá envolver a massa do pão que já aumentou para o dobro,já levedou portanto,na massa do Bolo de forma a envolver sem desfazer completamente alguns bocados de massa,que no final depois de cozido o bolo,perceberá o contraste entre a massa do pão e a massa do Bolo.
Deite este preparado para um tabuleiro,préviamente barrado com banha e farinha,e polvilhe generosamente com uma mistura de canela em pó e açucar amarelo por cima do bolo e leve ao forno a cozer a 180º aproximadamente 40 minutos.
Este bolo é delicioso, acompanhado por uma chávena de chá de Menta, Cidreira,hibiscus turco e
Inglês para quem preferir!
Boas gulodices...
C.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário